Identificando os caminhos de vitória

Textos base: Lucas 22:31-34; Mateus 26:31-35 e 69-75

Introdução

Vivemos em dias que a sociedade corre atrás de sucesso, muito se fala, muito se cobra, e muito se divulga o sucesso das pessoas. Pedro, um discípulo de Jesus que, apesar de ter caminhado com o mestre em todo o seu ministério terreno, e ter visto e vivido juntamente com Ele experiências grandiosas, cometeu erros que mostram a fragilidade humana que pode ser vista afetando a todos os homens. Não existem super-homens e super-mulheres, somos todos feitos da mesma matéria e sujeitos a quedas. Se atendermos a orientação do Espírito Santo, identificaremos os caminhos de fracasso para vencê-los e em Cristo chegarmos ao lugar da vitória. Como conseguirmos fazer diferentes de Pedro? Vejamos o que levou Pedro ao fracasso:

I- A falta de atenção à orientação de Jesus – (Lc 22:31)

Jesus avisou Pedro que Satanás já tinha conseguido autorização para prová-lo, mas ele não deu a mínima atenção para aquela palavra de Jesus. Devemos notar que a intenção de Satanás era de acabar com a fé de Pedro. Isto acontece conosco também, por isso temos que estar atentos aos avisos que recebemos de Deus através da Bíblia, e muitas vezes do líder, do pastor. Deus usa formas que a gente nem tem idéia, mas precisamos estar atentos e em comunhão com Ele.

II– Exagerou na autoconfiança – (Mt 26:33)

Esta postura traz sinais de soberba, isto é, quando uma pessoa julga-se superior ao que ela é. Também não podemos nos julgar menores do que somos, pois isto desonra a Deus que nos criou e salvou, e também desonra a nós mesmos. Pedro confiou em suas próprias forças, fruto de grandes experiências junto com o Mestre. Muitos crentes se consideram intocáveis, perfeitos, muito espirituais, sem dependência completa de Deus e do seu poder e caem I Co 10.12. A nossa confiança precisa estar em Deus que nos sustenta em todas as situações, pois nada acontece sem que Ele permita. Lamentações 3:37

III– Negligenciou a oração e à vigilância – (Mt 26:41)

Jesus começa com a expressão “vigiem”, pois, a vigilância é essencial, até mesmo antes da oração. O nosso adversário anda ao nosso derredor buscando a quem possa tragar I Pe 5.8, e somente com vigilância, fechando as brechas e andando por princípios, podemos fechar as portas para o diabo. A segunda advertência de Jesus é para a oração, orar em todo tempo, isto é, com perseverança para sermos fortalecidos. Jesus contou uma parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar (Lc 18.1-8).

IV– Escutou, mas não guardou o que Jesus disse – (Mt 26:34)

Após as palavras precipitadas e soberbas de Pedro, Jesus o alertou que naquela mesma noite ele o trairia, porém, as palavras de Jesus não acharam lugar na alma de Pedro. Depois de poucas horas veja o que Pedro faz e fala Mt 26:69-74. Muitos ouvem as palavras de advertência do Pai, mas poucos escutam. Temos ouvido nos últimos tempos como Deus tem trazido palavras de aviso para nós, e quantas vezes passam despercebidas por nós. Escutar somente não basta, temos que obedecer, e a obediência nos traz bênçãos- Dt 10:12-13 Is 55:3.

Conclusão

Todos os dias à voz de Jesus nos adverte que devemos manter-nos confiantes em Deus e obedecermos as ordens de Jesus (I João 5:3). Se estivermos unidos a Cristo passaremos as provas, as lutas e venceremos Satanás, pela fé e com as armas de Deus. Ao identificarmos as razões que levaram Pedro ao fracasso, precisamos trabalhar intensamente para não cometermos os mesmos erros a fim de agradarmos o coração de Deus e abençoarmos vidas.