Certa ocasião, o Senhor Jesus tendo sido procurado por alguns fariseus e escribas vindos de Jerusalém, respondeu a seguinte pergunta: “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. Jesus respondeu: “E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?
A tradição é culpada de muitos erros de interpretação e da falta do cumprimento das leis de Deus. Certos legalismos impostos por critérios que favoreciam o clérico religioso do passado, contribuiu para que pessoas evitassem comer carne na sexta-feira, não varressem a casa, não penteassem o cabelo, não escovassem os dentes não tomassem banho.
Não foram estes os únicos erros cometidos por milhões de pessoas ao longo dos séculos, outros piores, que além de não terem sido combatidos, foram incentivados e propagados pela tradição como, por exemplo: o coelho e o ovo de chocolate.
A verdadeira Páscoa não fala de um coelho, mas de um cordeiro de Deus que é Jesus; não fala de proibições, mas da libertação do cativeiro do pecado; não fala de ovos de chocolate, mas do precioso sangue de Jesus Cristo vertido na Cruz por causa dos nossos pecados.
Incentivar o consumo, fabricar, comprar, dar ou receber estes e outros produtos que apontam para práticas pagãs, significa sustentar uma mentira pregada e ensinada por aqueles que não tem interesse em divulgar a verdade porque lucram com a mentira.
A Bíblia apresenta-nos as verdades que fazem a diferença sobre este assunto primeiro com relação ao lugar onde ocorreram os fatos, O EGITO. A etimologia da palavra mostra que aquele era um lugar de aprisionamento, de cativeiro do povo hebreu, um lugar de engano, de trabalho forçado, de escravidão, de dor, de tristeza e desesperança. Em segundo FARAÓ, que representava o símbolo da opressão, pois ele era um rei opressor, seqüestrador, dominador, inimigo, enganador, mentiroso, cruel, acusador, ladrão e destruidor a semelhança do diabo.
Infelizmente muitas pessoas comemoram a Páscoa, demonstrando um completo desconhecimento da sua existência e origem, sem saber que ela é bíblica, e que se trata de uma festa dos judeus que foi iniciada por ordem direta de Deus. Está relacionada com a “décima praga”. Para que os judeus fossem libertos da escravidão egípcia, cada família deveria sacrificar um cordeiro para si, o sangue do cordeiro deveria ser colocado nos umbrais e verga da porta de cada casa. O juízo de Deus viria sobre as famílias que não tivessem a marca do sangue do cordeiro em suas portas. As famílias que tivessem a marca do sangue do cordeiro em suas portas seriam poupadas do juízo, Deus as protegeria, “passaria pôr cima protegendo”. Todas estas informações estão baseadas no livro de Êxodo capítulo 12:24-28.
A festa da Páscoa hoje pode ser diferente para você se Jesus entrar no seu coração e perdoar os seus pecados e lavá-lo com o precioso sangue que é a marca da vitória, a marca de Cristo na vida dos que realmente querem ser felizes.
É bom lembrar que coelho não põe ovo, e que em qualquer tempo, comer ou tomar um delicioso chocolate, não fará mal a ninguém, todavia mistura-lo as verdades bíblicas tentando confundir a mente das pessoas, é simplesmente um ato de oportunismo e enriquecimento daqueles que continuam aumentando os seus lucros e patrimônios enquanto outros continuam empobrecendo e morrendo sem Jesus. Que Deus ilumine a sua mente para que nos dias de comemoração da vitória de Jesus sobre a morte, a sua ressurreição, a verdadeira história do amor de Deus o reconcilie com os céus e o ajude a ter uma experiência pessoal com o salvador, o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar os pecadores e livra-los das mãos dos opressores e do Diabo.