Iniciando a vida cristã da maneira certa

Texto base: II Timóteo 3:1-5
O texto diz: Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Introdução

Muitas pessoas hoje dizem que crêem em Deus e são “cristãs”. Todavia uma porção considerável não frequenta um lugar de comunhão. Infelizmente, mesmo aquelas que frequentam, não têm um relacionamento com Jesus. O texto de II Tm 3 especialmente no versículo 5, diz que o que realmente acontece é que elas tem uma forma de religião, mas negam o poder de vida de Cristo.

No Novo Testamento, o arrependimento e a fé eram colocados juntos, sendo que tinha de haver evidência de ambos antes que uma pessoa fosse recebida na vida da igreja.

O ingresso de uma pessoa na igreja naqueles tempos exigia preliminarmente dois acontecimentos para a nova vida em Cristo: a) Eram batizados nas águas e b) eram cheios do Espírito.

O começo de uma pessoa se dava através de quatro elementos sólidos, estando prontos para começar a seguir a Cristo: Arrependimento, Fé, Batismo e Plenitude do Espírito Santo.

Sendo assim qual a melhor maneira de se iniciar a vida cristã? Biblicamente! Para isso, é preciso entender e aplicar os quatro elementos ensinados nas Sagradas Escrituras a aqueles que querem começar certo a vida com Deus.

1º Elemento: Arrependimento

Significa mudança radical de valores, atitudes e perspectiva. Envolve uma mudança de mente e coração, levando a uma virada radical na vida. Metanóia que significa mudança total. (Mudar o modo que você pensa sobre Deus).

2º Elemento: Crença ou fé

Fé significa crer – ou aceitar – a verdade sobre Jesus: é agir segundo o nosso novo entendimento de Deus.

Tornar-se um cristão, significa começar a ter um relacionamento com Jesus; significa crer no que diz a Bíblia. Significa crer na completa revelação de Deus aos homens.

Em Rom. 10:17, o apóstolo Paulo diz: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.”

Fé é acreditar e validar a verdade que revela Jesus como Filho de Deus, que foi morto, mas está vivo hoje porque Deus, o Pai, o ressuscitou dentre os mortos.

A Fé bíblica aponta para um salvador, uma vez que, o homem não pode fazer nada para salvar-se a si mesmo;

A fé bíblica ensina que Deus fez tudo que é necessário para nos salvar;
A fé bíblica ensina que quem valida o sacrifício de Cristo, recebendo-o como salvador, torna-se filho de Deus;

A fé bíblica ensina que quem assim o fizer, terá a vida eterna e não entrará em Juízo, mas passará da morte para a vida.

3º Elemento: O batismo nas águas

O verbo “batizar” vem do termo grego “baptzo”, que significa mergulhar, imergir ou submergir. O batismo é uma ordenança de Jesus para os que pertencem a igrejas.

O batismo anuncia duas coisas:
a) O arrependimento e o abandono do pecado:
b) O início de uma nova vida de fé com o filho de Deus, conforme Rm. 6:3; Col. 2:12. O batismo simboliza a morte e o sepultamento do velho homem; simboliza também a ressurreição do novo homem segundo Deus (2 Co. 5:17).

A Bíblia ensina que o batismo
1) Testemunha publicamente à fé em Jesus Cristo – Atos 2:41 “De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”;

A cerimônia do batismo é um ato público de testemunho da nova vida com Deus assumida perante a sociedade.

Implicações com o mundo espiritual – Alguns aprisionamentos ligados ao mundo espiritual podem ser quebrados no ato do batismo (Ex. vínculos feitos por batismos anteriores – altar de ídolos – cachoeiras – ervas – terreiros e apresentações em lugares de origem duvidosa).

2) Deve ser ministrado após a pessoa crer em Jesus dando evidências claras de sua conversão – O batismo não muda o interior do homem. É um sinal exterior daquilo que Deus já operou no interior.

A – O BATISMO NÃO É OPCIONAL – É uma ordenança Mc 16:15-16 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

B – A FÓRMULA E O MODO DO BATISMO – Mt.28:19 “19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

A água simboliza a obra que o Espírito santo já realizou no coração do hemem. Lavando-o de todos os seus pecados e regenerando-º A água em si não tem poder algum; é apenas um simbolismo espiritual.

O batismo deve ser ministrado por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

4º Elemento: Plenitude do Espírito Santo

Significa termos tanto dele que sejamos capazes de dizer que estamos satisfeitos.

No Velho Testamento, em Êxodo 31:3 e 35:31, Bezalel é descrito como ‘cheio do Espírito de Deus’. A mesma expressão é então usada doze vezes no N T, para descrever uma maneira que as pessoas experimentavam o Espírito (Lc1:15; 1:41; 1:67; 4:1; Atos2:4(todos ficaram cheios); 4:8 (Pedro ficou cheio); 6:5 (Estevão estava cheio); 7:55 (Estevão cheio); 9:17 (Paulo está prestes e encher-se); 13:52 (Os discípulos estavam alegres e cheios do Espírito).

Plenitude é encher-se do Espírito e Lucas usa o verbo pletho para melhorar a compreensão da palavra que significa ‘esponja’ e não ‘vaso’ ou ‘copo’.

A diferença é enorme, uma vez que a esponja ao ser mergulhada na água encharca-se dela, e torna-se cheia. O detalho é que algumas absorvem bem, enquanto que outras são duras e secas.

Efésios 5:18 – “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito”.

A melhor compreensão sobre esse ensino do apóstolo Paulo é: “prossiga sendo cheio do Espírito” isto significa pedir a Deus para purificar-nos e fazer com que absorvemos mais o Espírito.

Significa implorarmos a Deus para que Ele lide com nossas áreas duras e secas, a fim de que mais de nós fique saturado pelo Espírito.

Conclusão

1º Elemento – Arrependimento (Mudar o modo que você pensa sobre Deus);

2º Elemento – Crença ou fé – Fé significa crer – ou aceitar – a verdade sobre Jesus: é agir segundo o nosso novo entendimento de Deus;

3º Elemento – O batismo nas águas – O batismo é uma ordenança de Jesus para os que pertencem a igrejas;
Atos 2:42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

4º Elemento – Plenitude do Espírito Santo – Significa termos tanto dele que sejamos capazes de dizer que estamos satisfeitos.
Efésios 4:14 “Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro”.