Os 3 poderes que sustentam o crente

Texto base: Atos 16:19-26
O texto diz: “Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando as suas vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos”

Introdução

Quais são os três poderes que sustentam a nação brasileira?

O EXECUTIVO: Que executa as leis. É representado pelo Presidente da República.
O LEGISLATIVO: Que cria as leis. É representado pelos deputados e senadores.
O JUDICIÁRIO: Que julga conforme as leis. É representado pelos juízes e magistrados.

Qual é o sistema de governo estabelecido por Deus para a família:
O HOMEM: como cabeça e responsável pelo lar.
A ESPOSA: como auxiliadora e deve estar em plena submissão ao marido, assim como o marido ao Senhor.
OS FILHOS: devem obedecer e honrar os pais. Tem mandamento pra isso!

Os três poderes do mundo espiritual são: PRINCIPADOS, POTESTADOS E EXÉRCITOS ESPIRITUAIS, conforme descritos em Efésios 6:12.
E, o CRENTE, quais são os três poderes que devem governar a sua vida?
O relato bíblico dá conta de que Paulo e Silas estavam realizando um excelente trabalho de evangelização e implantação de igrejas em Filipos, uma cidade difícil de trabalhar por causa do politeísmo.
Mesmo assim pessoas estavam sendo transformadas pelo poder da Palavra pregada.
Perseguidos por uma mulher possessa que tentava revelar e delatar a obra missionária, Paulo irritado, expulsa o espírito adivinhador que a usava.
Isso causou furor entre os comerciantes, que se uniram aos magistrados para o espancamento e, a seguir a prisão dos missionários (19-24).

A partir de então podemos encontrar os três poderes que sustentam a vida do crente:

O primeiro poder é:

I- O poder da oração

“… perto da meia noite…”
Sobre as palavras:
Meia – Significado: Flecha que divide. Neste caso ela faz uma divisão entre a vida e a morte, pois somente é usada contra um inimigo!
Noite – Oportunidade de esconder-se. Há um demônio que atua durante a noite lançando setas e aprisionando pessoas.
Em síntese > A meia noite O Diabo coloca alguns de seus demônios para atacar e aprisionar pessoas com as suas armas.
Mas, a meia noite, do ponto de vista bíblico é também a hora da manifestação de Deus para a libertação e redenção de pessoas.
O texto diz: “…perto da meia noite…”.
Isso nos mostra a grande possibilidade dos apóstolos saberem o que estavam fazendo: ORANDO!
A oração chegou ao lugar onde está assentado aquele que ouve e responde orações.
Portanto, o que vemos é que a ORAÇÃO produz manifestações espirituais.
Resultado: vs 26.

II- O poder da adoração - (serviço)

O que acontece quando um crente serve a Jesus com exclusividade?

Ele alegra o coração de Deus e, Deus que o ama, abre caminhos, socorre, ajuda, livra defende, faz aquele servo fiel prosperar!!!
“De repente houve um terremoto intenso naquele lugar (apenas na cadeia)”.
A cadeia foi sacudida, e não destruída, as portas se abriram, as correntes se soltaram dos pés dos presos”. E todos permaneceram ali!
Um grande abalo localizado havia acontecido provando que ninguém pode impedir o agir de Deus quando um crente verdadeiro ora (Is. 43:13).

O 3º poder que sustenta o crente é:

III– O poder da palavra

Depois de ouvi-los orando e cantando agora era a hora de ouvi-los pregando a palavra que liberta das algemas espirituais.
“Disse o carcereiro: senhores que preciso fazer para ser como vocês? Paulo respondeu: Crê no Senhor Jesus, e sereis salvo tu e a toda a tua família.
Vs. 32: “então pregaram a palavra de Deus a ele e a todos de sua casa.”
A palavra de Deus tem poder para salvar um, dois, três, milhares de pessoas que acreditem e validem o sacrifício vivo de Jesus na cruz.
Tem poder para restaurar e salvar a família.
Mateus 16:16 diz: Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!
Há poder na Palavra de Deus para quebrar cadeias e cortar amarras, desfazer vínculos e libertar oprimidos.
Basta crer. Basta querer, bastar dizer: Eu aceito Jesus como o meu único e suficiente salvador, senhor e libertador!
O resultado extraordinário deste acontecido foi o batismo de todos daquela família. Quando? Na mesma hora!!!!
Quando um crente transformado evangelicamente, biblicamente entende a mensagem de Deus, ele não quer esperar, logo deseja ser batizado!

Conclusão

Hoje te veio salvação e a oportunidade de contar com os três poderes que sustentam o crente:

I- O PODER DA ORAÇÃO
II- O PODER DA ADORAÇÃO E
III- O PODER DA PALAVRA DE DEUS.

O mesmo Deus que operou naquela noite, pode operar nesta, vencer com você o Diabo e todos os seus aprisionamentos, para que você seja feliz e tenha a vida eterna.
Domingo 23/11/2014 – noite.